Unidade Jundiaí

11 4588-1365

divino@divinojundiai.com.br

Pastoral Salvatoriana

Pastoral Escolar

Administrado pelos Salvatorianos, o Colégio Divino Salvador, tem como missão formar crianças e jovens à luz dos valores cristãos, contribuindo na formação humana e cristã dos nossos colaboradores, alunos e familiares. Temos um compromisso sério com a formação das novas gerações, ajudando-os não só na dimensão intelectual, possibilitando o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, mas de modo especial a dimensão espiritual, que quando bem trabalhada produz frutos significativos em todas as dimensões de nossas vidas.
Diante disso, fazemos uma opção “afetiva e efetiva” pelo trabalho pastoral em nosso colégio, sendo agregado ao excelente trabalho pedagógico já realizado pela equipe de coordenação e professores. A presença educativa da equipe de pastoral e a organização de nossas ações em projetos, faz de nosso colégio um espaço de vivência do carisma salvatoriano, que é o anseio que todos conheçam o Divino Salvador, auxiliando na formação humana de todos os que formam a comunidade educativa Colégio Divino Salvador.

A Pastoral Escolar Salvatoriana tem como objetivo promover o conhecimento de Jesus Cristo, o Divino Salvador, e a vivência dos valores humanos e cristãos, cultivando a fé utilizando-se de todos os meios e modos para a construção e a apropriação da mensagem cristã a diferentes pessoas.

  • Apresenta o carisma salvatoriano;
  • Cultivo pessoal e coletivo da espiritualidade;
  • Desenvolve os valores salvatorianos e evangélicos;
  • Reflete temas que geram transformação de atitude;
  • Constrói parceria entre escola e aluno, escola e família;
  • Celebra os momentos forte da fé cristã católica;
  • Fomenta a adesão processual a vida cristã.

As atividades estão divididas em quatro eixos:
Colaboradores: Formação anual | Formação mensal com os representantes de setores | Momento de espiritualidade semanal.

Professores: Encontro de formação docente anual | Momento de reflexão nas reuniões pedagógicas | Motivação semanal, com frases reflexivas.

Alunos: Projeto “Vinde e vede!” | Reflexão semanal na capela | Intervalo cultural mensal | Encontro de salvatorianeidade.

Família: Encontros formativos nas reuniões de pais.

Catequese

“Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo.” (Mt 28,19)

O Colégio Divino Salvador, que há anos exerce a sua atividade educativa à luz dos princípios cristãos, também se preocupa em cultivar valores como a fé! É por isso que todo ano a Pastoral Escolar realiza encontros de catequese, que visam preparar, os alunos interessados, para a recepção dos sacramentos da Eucaristia e da Crisma. Os sacramentos são sinais concretos e visíveis da presença e da ação de Jesus Cristo em nossas vidas.
A Catequese do Colégio Divino Salvador está em total sintonia com as diretrizes diocesanas, da Diocese de Jundiaí, e faz parte da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens em Jundiaí-SP, sendo o colégio uma extensão da catequese paroquial. A missão catequética não se improvisa e nem fica ao sabor do imediatismo ou do gosto de uma pessoa. Catequese é uma ação da Igreja e um projeto assumido pela comunidade, como um “processo de educação comunitária, permanente, progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da fé” (CR 318). Diante disso, oferecemos formações para os catequistas e para os pais mensalmente.

  • O objetivo geral da catequese
    Assumir o estilo de vida do próprio Jesus Cristo, o Divino Salvador, a saber: amor incondicional, solidário, acolhedor, doação da própria vida, colaborar no anúncio e na realização do Reino de Deus.
  • Catequese – Iniciação à Vida Cristã
    O Colégio Divino Salvador oferece a continuação do processo da Iniciação à Vida Cristã, por meio da Catequese da Eucaristia e da Catequese Crismal. Atentos com a participação da família neste processo, oferecemos também catequese com os pais mensalmente.

A Catequese de Primeira Eucaristia tem como objetivo uma formação que promova a interação entre fé e vida da pessoa, do grupo, da família e da sociedade. É realizada em duas etapas, com duração de 2 anos, para os alunos regularmente matriculados a partir do 4º ano do Ensino Fundamental (9 anos de idade), com encontros semanais.

“Eu sou o pão da Vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede.” (Jo 6,35)

A Catequese Crismal tem como objetivo uma formação que possibilite o adolescente a maturidade na fé. “O poder do Espírito e da Palavra e da palavra contagia as pessoas e as leva a escutar Jesus Cristo, a crer nele como seu Salvador, a reconhecê-lo como quem dá pleno significado a suas vidas e a seguir seus passos” (DAp, n. 279). A Catequese Crismal é realizada em um ano, em conjunto com a Paróquia Nossa Senhora da conceição, tendo como público alvo: alunos 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio.

“Recebereis a força do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas até os confins da terra.” (At 1,8)

A necessidade de envolver a família inteira no processo catequético vem sendo sentida desde muito. A Igreja sempre afirmou que a família é o berço da fé, que os pais são os primeiros catequistas. Com tantas mudanças, a família nem sempre acompanha a catequese assim tão de perto, por isso possibilitamos esse momento com os pais/responsáveis para animar a vida cristã e a participação eclesial da família.

“Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles.” (Mt 18,20)