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Nossa Proposta Pedagógica é clara em seu posicionamento em relação a que tipo de pessoa humana queremos formar: pessoas conscientes de seus direitos e deveres pessoais, políticos e culturais; pessoas compromissadas eticamente com o bem comum e com a sustentabilidade do meio ambiente; pessoas que saibam intervir na sociedade para torná-la melhor; pessoas que respeitem as diversidades humanas e culturais. Além desse caráter formativo tão desejado, a seguir, caracterizamos um perfil mais específico do nosso aluno ao término de cada etapa escolar:
EDUCAÇÃO INFANTIL
• Ser autônomo na execução de suas necessidades básicas;
• Expressar-se de maneira espontânea, lógica, criativa e crítica;
• Interpretar símbolos e imagens; reconhecer e diferenciar números e letras;
• Apresentar coordenação motora fina e esquema corporal desenvolvidos;
• Ter noção de grandeza, quantidade e espaço;
• Vivenciar e respeitar as regras sociais, sendo capaz de enfrentar os desafios e resolver os conflitos da convivência.
ENSINO FUNDAMENTAL I (do 1º ao 5º ano)
• Saber ler e interpretar textos de gêneros diversos;
• Ser capaz de produzir textos com estrutura linguística, coerência e coesão;
• Apresentar expressão oral clara e concisa;
• Saber contextualizar a matemática com o cotidiano, envolvendo o conhecimento das quatro operações fundamentais;
• Ter autonomia para organização de materiais e rotina de estudos;
• Ter consciência de seus direitos e deveres como filho, aluno e amigo;
• Ser capaz de vivenciar, no seu cotidiano, valores sociomorais trabalhados na escola.
ENSINO FUNDAMENTAL II (do 6º ao 9º ano)
• Saber ler e interpretar textos poéticos, narrativos, descritivos, científicos, informativos e técnicos;
• Ser capaz de redigir textos diversos com coesão e coerência, utilizando-se da norma culta;
• Expressar-se oralmente e por escrito, respeitando a concordância e regência nominal e verbal;
• Conhecer e utilizar os conhecimentos matemáticos como meio de percepção e entendimento da realidade;
• Saber acessar, selecionar e reavaliar os conhecimentos adquiridos, aplicando-os no “ser” e “fazer” cotidianos;
• Ter consciência de seus direitos e deveres como cidadão, zelando pelo bem comum.
ENSINO MÉDIO
• Apresentar conhecimento amplo e sistematizado dos conteúdos do Ensino Médio, capacitando-se para os exames vestibulares e ENEM;
• Apresentar habilidades e conhecimentos para dar continuidade de sua formação em Nível Superior;
• Apresentar postura crítica e aberta frente aos valores de uma sociedade globalizada e pluralista;
• Ter consciência dos seus direitos e deveres para poder agir eticamente na sociedade.
Quem é: aluno escolhido/eleito pela sua classe para representá-la; processo conduzido sob a orientação do professor regente da classe.
Seu papel: ser elo entre a classe e a escola (colegas, professores, coordenação, direção) para expressar, com responsabilidade, os anseios, as iniciativas e reivindicações da sua turma e zelar para que haja maior unidade e harmonia na busca de soluções mediante eventuais conflitos.
Perfil do representante de classe:
• Tem um diálogo ético e eficaz;
• Sabe escutar e respeitar a opinião do outro;
• Tem comportamento adequado aos valores da escola;
• É responsável, organizado e comprometido com as atividades escolares propostas;
• Tem liderança e estimula a integração e o bem-estar coletivo.
Suas funções:
• Estimular a interação entre todos os alunos da classe;
• Identificar e comunicar à Coordenação/Professores/SOE as necessidades da turma;
• Participar das reuniões de Representantes de Classe, marcadas pela coordenação/SOE;
• Divulgar aos colegas as informações repassadas pela Coordenação/Professores/SOE;
• Estimular os colegas a conhecer e a cumprir as normas estabelecidas pelos Princípios de Convivência.
Observação: O Representante de Classe que não corresponder ao perfil, poderá ser substituído por outro, em qualquer época do ano, por meio de uma nova eleição.
Os pais são muito bem-vindos em nossa escola. Compartilhamos com eles nossas alegrias e nossas preocupações em relação à educação dos seus filhos. Entendemos que a parceria – família x escola – pautada na transparência e na confiança mútua exerce papel preponderante na formação e no desempenho escolar da criança e do jovem.
• Compromisso com o acompanhamento da frequência, da agenda e do aprendizado dos filhos: tarefas, pesquisas, deveres, estudo diário;
• Participação nas reuniões e nos acontecimentos escolares;
• Incentivo ao estudo, à leitura e às atividades culturais;
• Envolvimento, presença, diálogo, orientação na superação das dificuldades, respeito, controle, cobrança, reconhecimento e valorização de resultados alcançados;
• Ser exemplo e segurança para os filhos;
• Preocupação em compartilhar com os filhos os valores de cidadania, respeito, companheirismo, solidariedade, autodisciplina, autonomia, responsabilidade;
• Proximidade, respeito e apoio aos coordenadores, professores e funcionários;
• Conhecimento e atenção à aplicabilidade da Proposta Pedagógica;
• Programação e interação responsáveis entre a vida escolar e a vida social/lazer dos filhos;
• Observação a mudanças de comportamento, investigando as possíveis causas;
• Atenção às companhias dos filhos.
O Colégio Divino Salvador se orgulha dessa parceria e enfatiza o quão imprescindível é a presença dos pais nas reuniões e, quando necessário for, no agendamento para conversas com a coordenação, com o professor regente, com o SOE (Serviço de Orientação Educacional), com os demais professores e com a direção.
Agradecemos a valiosa participação e colaboração dos pais na elaboração deste item da nossa Proposta Pedagógica.